Fernando Cunha
O Marketing de conteúdo ainda é uma ferramenta recente, ganhou força no último ano, e trata a forma como sua empresa é apresentada ao público, sendo eficaz na divulgação, com o objetivo de expandir o mercado, conquistar e fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, fortalecer e agregar valor ao nome da marca.
O antigo marketing direcionado apenas pelos 4 P’s (preço, praça, produto e promoção) se tornou mais amplo devido as formas de comunicação que também cresceram, reflexo da internet, que por conta de sua explosão indica novos meios para a divulgação e consolidação de marcas e negócios.
O antigo marketing direcionado apenas pelos 4 P’s (preço, praça, produto e promoção) se tornou mais amplo devido as formas de comunicação que também cresceram, reflexo da internet, que por conta de sua explosão indica novos meios para a divulgação e consolidação de marcas e negócios.
A palavra chave para o sucesso
Você sabe a semelhança entre marketing de conteúdo, a prática de um esporte de alto nível ou até mesmo conquistar aquela pessoa que você está interessado? Pois é, por mais que sejam assuntos variados, todos eles detêm algo em comum: a estratégia, a melhor forma para realizar bem estas ou qualquer outra atividade que se busca a excelência. A utilização do marketing de conteúdo não é tão simples quanto pode parecer, afinal, se deve observar a melhor forma de informar, quem deseja atingir e a maneira correta de chamar a atenção para a sua marca.
O conteúdo faz diferença
Nos acostumamos, ao longo dos tempos, em receber informações de produtor através de comerciais de televisão e rádio ou do famoso “boca-a-boca”, onde um amigo recomenda determinado produto e assim a informação, e consequentemente o produto, se propagava. Com a explosão midiática dos últimos anos e o aumento infinito da web é fácil encontrar empresas busca do crescimento da marca através da internet e usando as mais diversas plataformas como blogs, facebook, twitter, entre muitos outros.
Antigamente, se você tinha dúvida sobre qual melhor produto, deveria recorrer ao conselho de alguém ou simplesmente pelas informações contidas no comercial. Hoje, quando há o desejo de saber mais sobre algum produto, basta colocar no Google, buscar diversas opiniões de outros usuários e a coleta de informações ficou muito mais prática. Nessa hora entra o diferencial do Marketing de Conteúdo.
A exigência da era digital
Usando qualquer uma das ferramentas online que citamos a cima você chega a milhões de marcas. A real função do Marketing de Conteúdo é a forma como abordar, o uso estratégico usando informações relevantes, que chamem a atenção, que torne sua marca chamativa.
Nos dias de hoje, a consolidação da marca, assim como seu impacto na sociedade, vai muito além de um produto com rótulo ou cores bem trabalhadas como víamos em épocas passadas. Na era digital, a apresentação correta da marca é o que faz a diferença e o uso do Marketing de Conteúdo não serve apenas para grandes empresas, a ideia básica não está em grandes investimentos ou apoiadores, mas sim no planejamento e na produção de um conteúdo de alta qualidade.
Nos dias de hoje, a consolidação da marca, assim como seu impacto na sociedade, vai muito além de um produto com rótulo ou cores bem trabalhadas como víamos em épocas passadas. Na era digital, a apresentação correta da marca é o que faz a diferença e o uso do Marketing de Conteúdo não serve apenas para grandes empresas, a ideia básica não está em grandes investimentos ou apoiadores, mas sim no planejamento e na produção de um conteúdo de alta qualidade.
Qual o primeiro passo para o Marketing de Conteúdo?
Ao produzir conteúdo, as empresas assumem o papel de coordenadores de mídia. Portanto, pensam com a cabeça de diretores, de chefes, de proprietários. Os bons editores não escrevem uma linha sequer sem responder a pergunta fundamental:
Com QUEM estamos falando?
O Marketing de Conteúdo bem-sucedido inicia pela definição do público-alvo. Definido, trace os objetivos, escolha o perfil de linguagem que melhor representa sua marca, quais são os melhores locais para promover e, aí sim, crie o conteúdo, não esquecendo que é fundamental estar atento aos objetivos, medindo sempre os resultados atingidos.
Coloque seu plano em ação e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário