Escrito por Nícolas Andrade
Sexta, 23 de Setembro de 2011 - 16:26
O jornalista Fernando Cunha, 27 anos, ingressou no IPA na 1ª turma de Jornalismo, em 2005/2, e formou-se em 2009. Integrante da turma dos pioneiros, sonhou com o jornalismo desde menino e, hoje, realizado o seu sonho, exerce a profissão no Consórcio Nova Via, empresa responsável pela expansão do Trensurb.
Em entrevista ao Universo IPA, Fernando relembrou os bons tempos da faculdade e destacou a importância da graduação em Jornalismo, quanto à preparação para o mercado de trabalho. Além de relatar um pouco da sua atual rotina como jornalista, anunciou que vem aí novos empreendimentos, e um deles é a empresa Fala Mídia, com os ex-colegas de curso: Daniel Moura, Alexandre Paz e Conrado Gallo.
Universo IPA - Como surgiu o teu interesse pelo jornalismo?
Fernando Cunha - Meu interesse surgiu com os jornais impressos. Desde pequeno adorava ler o jornal todos os dias, depois acrescentei as revistas e percebi que eu gostava de ler matérias, notícias e me manter informado sobre tudo que acontecia. Creio que a leitura, desde muito cedo, contribuiu para que eu gostasse de escrever. O poder de você pegar uma caneta (agora um teclado) e ter a possibilidade de passar informação a outras pessoas é algo que eu acho fantástico, por mais simples que possa parecer.
Universo IPA - Como tu avalias o curso de jornalismo do IPA?
Fernando - O curso do IPA superou todas as minhas expectativas. De lá, saí vendo o mundo de outra maneira. O fato de nos colocarem na prática desde o primeiro semestre fez toda a diferença. O curso proporciona ao aluno um contato exato de como funciona no mercado, fora da universidade. Agradeço e muito aos professores Sander Neves, Lisete Ghiggi, José Peixe, Ana Paula Megiolaro, Maricéia Benetti, Laura Gluer, Militão Ricardo, Paulo Finger, Valéria Deluca, entre muitos outros que fizeram e fazem o curso de Jornalismo do IPA ser um dos mais completos e qualificado para formar bons profissionais.
Universo IPA - Como o curso foi importante para te dar segurança no mercado de trabalho?
Fernando - A segurança que o curso oferece ao formando está na prática constante. Claro que a fundamentação teórica é importante, e isso também nos foi passado com qualidade, mas o que prima no curso é a prática, e é essa a vantagem que nos dá sustentação para não chegarmos despreparados ao mercado de trabalho. Ao nos colocarem desde o início na rua, atrás de pauta, fontes e entrevistas para produzirmos matérias de impressos, rádio e TV, nos dão a noção de como funciona o mercado fora dos muros da universidade e, além de noção, nos dá segurança para sabermos qual o caminho trilhar.
Universo IPA - Após receber o diploma, te sentiste preparado para enfrentar o mercado?
Fernando - Com certeza. Paralelo ao curso já vinha fazendo estágios na área e cheguei com uma visão não só de escrever ou atuar na mídia, mas com um olhar macro voltado para a área. O fato do curso passar um viés de gestão da comunicação, como o IPA fez\faz, é muito importante também. Não basta você escrever um release e enviar aos quatro cantos do mundo, deve-se saber gerir a comunicação. E essa foi outra grande qualidade do curso e que me fez sentir mais preparado.
Universo IPA - O mercado de trabalho era aquilo que tu imaginavas?
Fernando - Entrei no IPA pensando em trabalhar na redação de impressos, mas ao longo do curso acabei me voltando à assessoria de imprensa, o que não troco por nada hoje em dia. O mercado é exatamente como imaginava ao longo do curso, bastante disputado, mas, como em qualquer área, com qualidade e força de vontade você consegue seu lugar.
Universo IPA - Como é a rotina no teu trabalho?
Fernando - Também é como eu imaginava quando estudava no IPA, por vezes estressante, mas na maioria das vezes gratificante. Sou o único jornalista no Consórcio Nova Via (Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo Busnello), empresa que está fazendo as obras de extensão da Linha 1 da Trensurb, até Novo Hamburgo. Ao meu favor, tem a vantagem de ser uma obra grande, um fato importantíssimo para a cidade e região, então a imprensa local (Grupo Sinos) e até mesmo a da capital têm interesse no que está acontecendo. Portanto, muitos releases acabam sendo divulgados, mas é uma correria total, sempre tem alguém da imprensa entrando em contato, querendo informações, marcando entrevista, etc. Também cuido da comunicação interna, do endomarketing. Realizamos muitas campanhas internas, motivacionais para os funcionários. Sou responsável também, com matérias, fotos e diagramação, pelo jornal interno da empresa, com uma tiragem de mil exemplares. Além do trabalho diário, fui atrás de outras atividades e atualmente coloco em prática os conhecimentos adquiridos com os professores Léo Nunez e Valéria Deluca ao produzir roteiros de vídeo para uma produtora. Com os conhecimentos em empreendedorismo abri uma empresa de comunicação, a Fala Mídia, que ainda está engatinhando, ao lado dos ex-colegas Daniel Moura, Alexandre Paz e Conrado Gallo. E, em breve, outro projeto estará saindo do forno com o ex-colega, Daniel Moura. Comunicação é isso, trabalhar bastante, manter-se informado, informar e estar atento a novas oportunidades que possam acrescentar na área.
Universo IPA - Quais as tuas melhores recordações do IPA?
Fernando - Com certeza, as pessoas. Os colegas, os professores e os amigos que ficam para a vida toda. Gostaria de ter mais contato com alguns professores que nos passaram tanto conhecimento e se esforçaram para criar não só "focas", mas profissionais capacitados no mercado de trabalho. A vontade de formar bons profissionais, a troca de informações, a própria miscigenação de conhecimentos, já que colegas e professores eram voltados para várias áreas do jornalismo, e o companheirismo são as minhas melhores recordações do IPA.
Universo IPA - Qual recado tu deixa para quem está iniciando no curso de jornalismo agora?
Fernando - Aproveitem, aproveitem e aproveitem cada aula, cada ensinamento. Depois de formados, já trabalhando, podem surgir desafios que vocês terão de lembrar a palavra que o professor disse lá na sala de aula. É hora de aprender, de encarar cada aula como forma de adquirir um novo conhecimento. Feito isso, tenham certeza que se tornarão grandes profissionais. Ao longo do curso e principalmente após o curso, terão orgulho de dizer: eu sou Jornalista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário