quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fábrica de parabéns: milésima viga concretada

Fernando Cunha

-->
* Matéria de Abril/2011

O dia 23 de março foi marcado pela concretagem da milésima viga.

Para completar o trajeto de 9,3 km previsto na obra de extensão da Trensurb, serão necessárias 1.040 vigas para o elevado ferroviário e 100 vigas para as plataformas de embarque, totalizando 1.140 vigas com dimensões entre 18 e 28 metros, pesando entre 36,7 e 58,5 toneladas.

Em pouco mais de dois anos de obra, a milésima viga produzida foi muito comemorada pelos integrantes do Consórcio Nova Via. “A marca representa o esforço de cada integrante que passou pela fábrica e cada hora dedicada ao trabalho e à empresa. Todos, desde o ajudante de produção até o encarregado, devem se orgulhar de fazer parte desta equipe vencedora”, celebra Wágner Porfírio, Engenheiro de Produção da Fábrica.

A fábrica de pré-moldados, instalada nos fundos do canteiro central para atender a demanda acelerada da obra, iniciou sua operação em setembro de 2009.

O planejamento inicial de produção de três vigas por dia foi executado com muita dedicação e treinamento por parte das equipes. Para cumprir a tarefa, os ciclos produtivos foram cronometrados e avaliados, dividindo e racionalizando o processo. O conceito de produção é chamado de “troca rápida de ferramentas”, aplicado nas indústrias automotivas japonesas para aumentar a produção.

De acordo com Porfírio, com a repetição, treinamentos e melhorias nas ferramentas e nos equipamentos, os ciclos normais de fabricação baixaram de 29 para 24 horas. “Muitos avanços são fruto de ideias e sugestões dos integrantes, sempre dispostos a superar desafios”, explica.

Para a fabricação das mil vigas, foram utilizados 19.774 m³ de concreto e 3.582 toneladas de aço, além de 830 toneladas de cordoalhas para a protensão das peças.

Curiosidades:

  • Se enfileirássemos as mil vigas, teríamos um “cordão” de 25,98 km de comprimento, aproximadamente a distância entre o canteiro central do Consórcio Nova Via (Rua Primeiro de Março, 5.268, em Novo Hamburgo) e o centro da cidade de Canoas.

  • As vigas enfileiradas formam o equivalente a duas vezes o comprimento da ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro.

  • A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, possui volumes bem próximos aos usados nas mil vigas. Sua estrutura de aço tem o peso aproximado de 5.000 toneladas, contra 4.412 das vigas e os alicerces e pilares da ponte consumiram 14.250 m³ de concreto, enquanto as vigas contam com 19.774 m³.

  • O aço e cordoalhas aplicados nas vigas equivalem
    ao peso de 60% da Torre Eiffel, em Paris.

Nenhum comentário: