quinta-feira, 27 de março de 2008

Nem Tudo Que Reluz é Ouro

Fê Cunha

Estão definidos os classificados do Campeonato Gaúcho 2008. Ao longo da primeira fase se ouviu falar muitas coisas que devem ser analisadas neste momento. Como todos sabem o Juventude é conhecido com a terceira força do estado que horas é vermelho, outrora azul. Neste campeonato o que se viu foi um Ju cambaleante, com o fraco aproveitamento de 47,6%, pior campanha entre os classificados, mas que revelou para o grande publico o atacante Mendes, artilheiro da competição até aqui com nove gols.

Muitos dos que estão lendo neste momento associam a classificação do clube caxiense ao Internacional. Afinal, foram seis pontos conquistados diante do que a imprensa gaúcha havia batizado, erroneamente, de carrossel colorado. Pra mim, a denominação usada pelo brinquedo dos parques de diversão pode ficticiamente ser atribuída apenas à seleção holandesa, de Johan Cruiff ou à novela do SBT, nada além disso.

Outro grande exagero é falar que jogos do Juventude contra a dupla Gre-Nal é clássico, isso é um absurdo, semelhante a dizer que Romário foi melhor que Pelé, por exemplo. Coisas do futebol, proporções infinitamente desiguais, mas que a mídia insiste em enaltecer para promover as partidas. O FATO é: Contra o colorado da capital existe uma richa, o bicho é triplicado, as palestras de motivação são mais fortes e o brio dos jogadores são colocados a prova. Inter x Juventude, sinal de copa do mundo para os caxienses. Contra o tricolor é mais um jogo, e ainda há a real conformidade de grandezas.

Nossa imprensa tem mania de apelidar, de batizar determinados momentos, seja carrossel, amarelar ou a famosa touca. Para acabar de uma vez por todas com a filosofia de que Juventude x Inter e Juventude x Grêmio é clássico, gostaria que o time caxiense tivesse ficado em terceiro lugar na classificação, assim teríamos, possivelmente, o também denominado Juve-Nal nas semi-finais, eu apostaria uma caixa de cerveja no colorado, mas como não deu, denominações a parte, vou beber as custas do Grêmio, algum dos que dizem que Juventude x Grêmio é clássico se habilita?

5 comentários:

Anônimo disse...

Clássico é GRE-NAL, nem se compara a Grêmio e Juventude, ou Juventude e Inter.
Mas respeito o Juventude, é um time que surpreende as vezes.
Excelente reportagem Fê, parabéns!

Anônimo disse...

Muitos dos que estão lendo tb naun sacam nada de futibas....huahauhaua
Bom, não posso falar do texto porque realmente não é minha área, mas o blog ta muito bacana, e como ja era de se ver no inicio, tu tem talento pro jornalismo mesmo. É isso aí, continua fazendo o que tu gosta, que é tudo maravilha!! Saudades de tudo e de todos...mas quem sabe um dia eu volto....
Sucesso fê, e bjok pra tu...
Ana Paula

Anônimo disse...

Belo texto senhor contradição! :p

Concordo que Grêmio e Juventude ou Inter e Juventude não seja clássico, ainda.
Clássico é com times grandes, o único clássico que realmente existe por essas bandas é Grenal. O Juventude estava tentando ser grande, ganhando Copa do Brasil e Gaúchão, mais a tentativa foi abortada devido as péssimas campanhas no Brasileirão, o que resultou no rebaixamento.

Talvez, um dia Juvenal e "Greju" ainda possam ser clássicos, mais isso vai depender e muito do Juventude.

E quanto a mídia rotular algumas situações, isso é "normal" porque ela precisa disso, precisa ter notícia. Rotular "Carrosel Colorado" é notícia e virou "bordão" entre os colorados e piadas entre outros clubes. Mais faz parte, enquanto existir mídia, vai existir jargões, apelidos e etc.

Ufaaa... acho que escrevi demais, hauahaua.

Bjooos da maletaaa!

Anônimo disse...

Q honra..HAHAHAHAHHAUAHAUAHAU

Tu sabe que sou daqui do Sudeste e pra mim clássico é GRENAL.Vejo o Juventude cm um time mediano à fraco mas cm uma garra que só os gauchos tem.Tanto q qdo "nós" vamos aí,sofremos!!!!
Gostei muito do teu blog!!!!
Bjooo pra ti,Fêfiléééé
HAUHAUAHAUAHAUAHAUHA

Anônimo disse...

De futebol eu só falo do meu Flamengo o resto é resto! uhahuahua

mas te amo mesmo assim, isso que importa! :)

um beijo ;*

( Drika )