sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

A Pobreza




Record e SBT se declaram vice-líderes




Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada nesta quinta (15/02) pela Folha de S. Paulo aponta que a Record ultrapassou o SBT como o segundo canal mais assistido da Grande São Paulo. Por sua vez, a emissora de Silvio Santos divulga em seu site pesquisa realizada pelo Ibope/Telereport, que atesta sua manutenção da vice-liderança com 17,4% contra 16,2% da Record. Seja lá qual for a pesquisa mais apurada, a emissora de Edir Macedo não pára de crescer e pode ultrapassar definitivamente o SBT em pouco tempo.Já no segundo semestre de 2005 a Record havia emparelhado com o SBT em termos de faturamento, mas não de audiência. Ao longo de 2006, a emissora de Macedo ultrapassou o faturamento da concorrente e cresceu sobre sua audiência. A pesquisa Datafolha aponta que entre 2005 e 2006 o SBT caiu de 16% para 8% como a emissora mais vista dos paulistanos e a Record subiu de 6% para 10% no mesmo período. Segundo o levantamento, a Cultura também alcançou 8%, mesmo patamar da rede de Silvio Santos.

A Pobreza
Fê Cunha

Isso tudo se faz reflexo na mudança da Record em sua grade de programação. A emissora Universal de Edir Macedo a cerca de três anos vem copiando a formula vencedora da grandona global que tem programas para crianças, algo para mulheres, filmes, esportes e novelas nacionais. O SBT continua sua forma de apostar em novelas mexicanas, programas de auditório adaptados de paises estrangeiros, além da apelação do final de semana com Gugu e cia - que todo mundo sabe que eu acho uma vergonha-. Até a vencedora novelinha jovem global “Malhação” que empilha ibope encima de ibope por mais de uma década foi copiada pela emissora Universal, ela ataca com a tal “Alta Estação”, que até vem rendendo, perto das mexicanas de Silvio. Na parte de notícias e jornalismo propriamente dito a Record tem dado de lavada também, o SBT achou que Ana Paula Padrão conseguiria erguer a emissora neste ponto, mas o que se viu foi ela afundando junto com todo o resto, já a Record está crescendo a cada semestre na parte jornalística, com programas bem estruturados. “Reformulamos o Jornal da Record, investimos em profissionais, repórteres para o jornalismo e construímos novos estúdios”, relatou o gerente nacional de comunicação da emissora, Ricardo Frota. Novamente, ponto para a Record.
Para estralhaçar de vez... Há poucos meses o SBT extinguiu sua assessoria de imprensa, o que dificultou todos os contatos entre mídia e a empresa. Assim fica bem difícil mesmo seu Silvio, ainda por cima tira emprego de colegas jornalistas.

Independente de qual emissora seja melhor, até por que o assunto não quer discutir esse mérito, o fato é que a Record está dando de lavada em mudança, mudança dentro dela, não é?! Por que seguir os passos da grandona global é bom para ganhar R$, mas será que algum dia alcançará o topo? Eu não sei, mas que uma copia que não inova dentro de um todo dificilmente alcança uma situação tão confortável e homogenia quanto seu foco, já se a contentação é obtida em ser segunda colocada eternamente, está no caminho certo com certeza. Afinal, já estamos cansados de porcarias mexicanas embaladas e da podridão da tv no domingão. Resumindo a Record está no caminho certo para ser uma eterna coadjuvante e para o SBT só há salvação se houver uma mudança radical, que realmente tenha inovação e principalmente audácia.

Ahhhh... só para fato de informação, alguém sabe como se faz o IBOPE?

O Ibope realiza suas pesquisas por meio de aparelhos colocados nos televisores de pessoas que aceitem participar, escolhidos na mesma proporção de diversidade da população geral. Assim, minuto a minuto, o instituto sabe a proporção de televisores ligados nos diferentes canais. Já o Datafolha realiza entrevistas nas ruas com cidadãos de diferentes camadas sociais, também proporcionalmente, perguntando individualmente qual é o canal que a pessoa mais assiste.
“Televisão é coisa séria demais para que suas pesquisas sejam feitas por institutos privados, tanto o Ibope quanto o Datafolha têm o interesse dos seus clientes. Com todo respeito ético, existe uma grande tendência à distorção”, avalia Brasil. “Ninguém duvida de uma estrutura como o IBGE, se existisse algo semelhante para avaliar as emissoras teríamos dados muito mais precisos”, concluiu ele.

Muito bem, explicado!

2 comentários:

Anônimo disse...

olha aqui óh... "colocando para fora seus amigos imaginarios e suas loucuras, seus heroes e monstros, deuses e demônios"

como se escreve heróis mesmo???

vou ter q ir no Bola Murcha e falar que precisam trocar um dos jornalistas??? espero q isso não se repita!!!

Anônimo disse...

E aí, meu bruxo!
Teu blog tá show, tem notícias interessantes, inteligentes e bem atuais...
Tu está fazendo o que tu gosta e que te faz sentir bem...
Tá no caminho certo!!!
Vou começar a comentar por aqui aos poucos e te mandar links de coisas pra ver se tu aproveita algo e põe no blog...
Grande abraço!