quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Caiu o Império Caldas Jr.

Record compra rádios e TV Guaíba


Foi confirmada na noite da quarta-feira (21/02) a venda de três veículos do Sistema Guaíba - Correio do Povo, grupo gaúcho de comunicação, para a Record. A televisão Guaíba e as rádios AM e FM de mesmo nome, todos sediados em Porto Alegre, passaram para o controle do grupo do bispo Edir Macedo, que também é líder da Igreja Universal do Reino de Deus. O jornal Correio do Povo e os veículos online do grupo gaúcho não foram incluídos na negociação.

Em entrevista ao Zero Hora, Carlos Ribeiro, diretor do Sistema Guaíba, não forneceu maiores detalhes sobre a negociação, apenas confirmou a venda. O valor da transação é especulado em cerca de R$ 100 milhões. Atualmente, a televisão Guaíba produz poucos programas, exibindo em boa parte de sua grade horárias atrações produzidas por terceiros que compram espaço de exibição na rede.

Uma das preocupações dos jornalistas gaúchos com a negociação é que a Record acabe com alguns desses programas, muitos deles tradicionais no estado, como o "Câmera Dois". Outro risco, manifestado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, é que ocorram demissões na Pampa, atual retransmissora da Record no estado, e que, sem produção própria expressiva, poderá enfrentar dificuldades após o fim da parceira com a emissora paulista. O contrato entre Pampa e Record termina no meio de 2008 para Porto Alegre e em 2009 para o interior do Rio Grande do Sul.

ARI
Ressalvando a impossibilidade fazer previsões em um momento que as negociações nem estão definidas, Ercy Pereira Torma, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), avalia que a entrada da Record deve incentivar a competição no meio jornalístico do estado. "Se eles vêm interessados em investir na produção local, é provável que criem um núcleo de produção aqui. Não sei como isso se dá em outros estados, mas esse perfil se encaixaria adequadamente na disputa que a Record vem travando com a Globo em nível nacional", considerou o diretor.

Por outro lado, aponta, existe o risco das ações da Record prejudicarem a credibilidade conquistada pelo jornalismo da rádio AM e também a qualidade musical da rádio FM, que considera fazer "uma programação que não apela para a baixaria da mesma forma que as outras FM fazem. É provavelmente umas das melhores do Brasil".

Sobre a televisão, o diretor considera maléfico a perda de uma das últimas emissoras abertas independentes do Rio Grande do Sul, que tem uma produção voltada apenas para o público gaúcho. "É sempre ruim quando um estado não tem competência ou desejo para manter uma empresa, seja de mídia ou não. No processo você perde o foco, certamente quem vai dirigir a emissora será um pastor da Igreja Universal", considerou, ressalvando a possibilidade existente de algum dos três meios ser colocado a serviço da instituição.
Outro lado
A Record informou que não irá se pronunciar oficialmente sobre o fato. Na Pampa, todos os diretores ainda estão de folga devido o carnaval e não puderam ser localizados. Carlos Ribeiro, o diretor que responde pela Guaíba, não foi localizado até o fechamento desta nota.


???????????????????????????????????????????????????????????????????????

Fê Cunha
Perguntas e mais perguntas. Já não bastava Yeda encontrar um rombo quando assumiu o governo do estado, com montantes astronômicos de dividas, agora foi a vez da Guaíba ser vendida, a única que sempre sobreviveu sem ser uma filial do centro país. Dívidas e mais dívidas também? Só pode ser. Caldas Júnior empresa cuja falência chegou a ser pedida no início dos anos 80 e que renasceu sob o comando dos Ribeiro, família de exportadores de soja, há 21 anos atrás, já sem a Folha da Tarde e a Folha da Manhã, mas ainda com o Correio do Povo, a TV Guaíba e as rádios Guaíba AM e FM. Conseguirá os Ribeiro continuar o jornal Correio do Povo com mais de 250mil assinantes sem a ajuda do rádio e da tv, já que a Zero Hora e Diário Gaúcho têm o super-apoio da RBS TV, retransmissora da TV Globo no Sul ? Esta é a pergunta que fica. Caiu o império Caldas Jr., pela segunda vez.

Um comentário:

Anônimo disse...

heheehheh
Acho que só vai estar eu e o Tiago na aula hoje.......que droga..se estiver vazia a sala eu não vou sábado...hehehe vou aproveitar para doooormir. O que vc está fazendo da vida hein??? Está estagiando...??
Nosa falamos na aula
beijo e bom findi pra vc tbm...